(Fonte: Tecmundo)
Pesquisar este blog
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Exército americano está desenvolvendo tanques híbridos
(Fonte: Tecmundo/Divulgação/Team GVC)
Quando você pensa em um tanque de guerra, que características vêm à sua mente: “poderoso”, “resistente”, “imponente”? Provavelmente sim. Mas é difícil conseguir associar “econômico” a esses enormes veículos.
O fato é que o exército americano quer mudar esse quadro com ajuda de seu novo tanque híbrido, o GVC (“Ground Combat Vehicle” ou “Veículo de combate terrestre). De acordo com o site oficial do projeto, o veículo será 20% mais econômico e ainda será mais rápido que os tanques comuns, além de poder se mover silenciosamente usando apenas o motor elétrico.
Embora o projeto seja um enorme avanço para as máquinas de guerra, os GVC não serão nada baratos: cada um deles custa em torno de 20 milhões de reais. Por sorte, ele permanecerá operante por uma média de 30 a 40 anos, o que pode compensar seu preço elevado.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Xperia Ion chega ao mercado na metade de 2012
(Fonte: Tecmundo/Divulgação/AT&T)
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/24752340027143230.jpg)
Sony Xperia Ion chega ao mercado durante o verão norte-americano. (Fonte da imagem: Divulgação/AT&T)
No início do ano, a AT&T confirmou o lançamento do smartphone Xperia Ion, mas não havia previsão de quando o robusto dispositivo da Sony chegaria ao mercado. No último domingo (26), Bert Nordberg, o presidente da divisão de portáteis da fabricante japonesa, confirmou que o aparelho começa a ser disponibilizado para venda a partir da metade deste ano.
O Xperia Ion traz configurações respeitáveis, deixando a desejar um pouco apenas na questão do sistema operacional. Isso porque ele embarca a versão Gingerbread (2.3.7) do Android, em vez do aclamado Ice Cream Sandwich (versão 4.0). O novo modelo da Sony traz ainda:
- Tela de 4,6 polegadas com resolução 1280x720;
- Câmeras traseira 1080p (12 megapixels) e frontal de 720p;
- Processador dual-core 1,5 GHZ;
- Memória flash 16 GB;
- Tecnologias DLNA, HDMI e Bravia para transferência de conteúdo.
Não foi confirmado o preço de lançamento do Sony Xperia Ion.
O Hydro Tracker GPS rastreia até nados em mar aberto
(Fonte da imagem: Tecmundo/divulgação/FINIS)
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/51594443227162414.jpg)
O Hydro Tracker GPS, da FINIS. (Fonte da imagem: divulgação/FINIS)
A FINIS — desenvolvedora de aparatos para mergulho técnico e fornecedora de equipamentos de treino para o time norte-americano olímpico de natação — acaba de lançar o Hydro Tracker GPS, um acessório para manter os nadadores mais aventureiros a par do seu desempenho.
O dispositivo é capaz de captar a rota percorrida pelo nadador. O sinal GPS é constante, uma vez que o Hydro Tracker pode ser fixado na parte de trás da cabeça do atleta — que, por sua vez, pode observar a rota no Google Maps.
O aparelho também obtém dados para que seja possível fazer uma análise estatística detalhada, a qual inclui parciais, velocidade, distância, tempo total e elevação. O nadador pode compartilhar os resultados via CSL, Google Earth, Facebook e Twitter.
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/5159444322716256.jpg)
(Fonte da imagem: divulgação/FINIS)
Não somente nadadores, mas outros esportistas podem usar o Hydro Tracker GPS — como corredores, ciclistas, esquiadores e outros. Ele tem uma braçadeira de neoprene que pode ser presa no braço ou em uma bicicleta, por exemplo.
O Hydro Tracker GPS tem uma bateria recarregável cuja duração, de acordo com a fabricante, pode chegar a 16 horas de uso. O atleta pode configurar a frequência da gravação dos dados GPS, controlando assim o uso da bateria. O Hydro Tracker GPS da FINIS é vendido por US$ 129,99 no site oficial da fabricante.
Windows Phone ganha suporte para aparelhos menos potentes
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/31146659027175434.jpg)
Desenvolver jogos para Windows Phone 7.5 ficará mais fácil a partir de abril. Isso porque a Microsoft anunciou que irá liberar uma atualização para o sistema operacional que permitirá que estúdios trabalhem com dispositivos menos potentes, como o Nokia Lumia 610, que possui somente 256 MB de RAM.
De acordo com a empresa, o kit de desenvolvimento trará um emulador que facilitará o trabalho dos estúdios, pois poderão testar a compatibilidade de seus aplicativos antes de disponibilizá-los para o público. A ideia é que, com isso, praticamente todos os apps rodem em celulares e smartphones de hardware modesto.
Mude o visual do seu quarto com um papel de parede feito de LED
(Fonte: Tecmundo/Architects Paper)
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/5974487322718146.jpg)
(Fonte da imagem: Architects Paper)
Diga adeus aos pôsteres, desenhos e outros enfeites que embelezam seu quarto na tentativa de reforçar o quão nerd e apaixonado por tecnologia você é. Um grupo simplesmente criou um papel de parede que utiliza pequenos LEDs para deixar o ambiente muito mais futurista.
À primeira vista, a obra do Architects Paper parece um tanto quanto extravagante, mas é
inegável que fazer com que sua parede se transforme em uma enorme placa de computador com vários pontos luminosos é algo que muitos geeks iriam se orgulhar de ter em casa.
O mais interessante é que você não precisa seguir o padrão apresentado na imagem acima. Isso porque você tem a liberdade de conectar os LEDs da maneira que achar melhor, ou seja, a liberdade pode falar mais alto e você pode fazer qualquer desenho a partir da luz — além de livrá-lo de gastar com lâmpadas comuns.
Além disso, contrariando seu nome, o papel de parede não precisa ser usado, exclusivamente, nas paredes. Os designers do Architets Paper alegam que é possível utilizá-lo perfeitamente no teto e até mesmo no chão.
Ficou interessado? Então saiba que cada “folha” mede 320 x 60 cm. O preço não foi divulgado.
Novo tênis da Nike é um par de meias de alta tecnologia
A Nike acaba de anunciar o lançamento de um tênis para maratonistas inspirado em um par de meias. O Flyknit foi desenvolvido para dar a sensação de que o atleta está usando uma segunda pele e nem perceba que tem um par de tênis nos pés.
Mas, como transformar um par de meias em um calçado de alta performance? Esse foi o primeiro desafio encontrado pela Nike, já que não existia no mundo uma tecnologia que permitisse a criação de algo desse tipo.
A empresa levou 4 anos de trabalhos conjuntos com programadores, engenheiros e designers para criar os materiais perfeitos que oferecessem o melhor desempenho, aliado à flexibilidade, suporte e respirabilidade. Tudo em uma única camada. Para isso, a empresa teve que desenvolver máquinas especiais e softwares para criar as intrincadas fibras que compõem o calçado.
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/2302064072713234.jpg)
(Fonte da imagem: Divulgação/Nike)
Como resultado a Nike conseguiu desenvolver um tênis de corrida ultraleve que emprega apenas os materiais estritamente necessários para a sua fabricação. A parte superior do Flyknit é composta por uma única peça, eliminando qualquer desperdício ou material desnecessário (e peso), resultando em um calçado que pesa menos de 160 g — 19% mais leve que o modelo anterior da Nike utilizado pelos medalhistas de ouro, prata e bronze vencedores da maratona dos campeões do mundo de 2011.
Os modelos serão usados pelos melhores maratonistas do mundo durante as olimpíadas de Londres, incluindo os atletas quenianos, britânicos, norte-americanos e russos. O lançamento será em julho, e os preços ainda não foram divulgados.
Nokia 808 PureView: um smartphone com câmera de 41 megapixels
(Fonte da imagem: Tecmundo/Divulgação/Nokia)
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/807587018279918.jpg)
(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)
Câmeras de celulares não precisam ser ruins. É isso que a Nokia vai tentar mostrar com os novos smartphones 808 PureView, que traz incríveis 41 megapixels de resolução máxima no sensor integrado à câmeras. O design do aparelho também é excelente, não deixando nada a desejar aos principais smartphones encontrados atualmente no mercado.
Apesar dos bons recursos de hardware apresentados pelo Nokia 808 PureView, ainda não se sabe como será a aceitação dos consumidores em relação a ele. Mais uma vez, a Nokia aposta no sistema operacional Symbian Belle, que há tempos não vem agradando muito os usuários (principalmente depois da chegada do Android).
Galeria de Imagens
Mesmo assim, quem experimentou o celular no Mobile World Congress 2012, afirma que o design dele é o principal atributo. Ele também ganha pontos pela facilidade no acesso às principais funções existentes no aparelho, graças a alguns botões físicos que estão na lateral do 808 PureView – incluindo um dedicado exclusivamente à câmera. Ainda não há informações sobre preço ou data de lançamento.
Nokia 808 PureView
- Processador: single-core de 1,3 GHz;
- Tela: 4 polegadas;
- Resolução: 360 x 640 pixels;
- Memória RAM: 512 MB;
- Memória de armazenamento: 16 GB;
- Câmera: 41 megapixels;
- Conectividade: micro-HDMI, micro-USB, 3G, Wi-Fi e Bluetooth.
Quer ficar mais inteligente? Basta pensar em sexo
(Fonte: Tecmundo)
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/88431579427111144.jpg)
Um estudo realizado pela Universidade de Amsterdã, na Holanda, indica que pensar em sexo pode aumentar a capacidade de homens e mulheres em resolver problemas de lógica e matemática. Durante os testes realizados pelos pesquisadores, as pessoas que estavam com ideias “safadas” na cabeça obtiveram desempenhos maiores do que aquelas com pensamentos “puros”.
Segundo os cientistas, pensar em atividades sexuais ativa uma área do cérebro projetada para ajudar na reprodução humana. Isso faz com que prestemos mais atenção ao ambiente ao nosso redor, reparando mais nas pessoas e buscando sinais de interesse sexual enquanto flertamos com alguém.
Tais mudanças também intensificam nossa atenção e foco em detalhes, o que acaba favorecendo nossa capacidade de raciocínio. O estudo também sugere que, quando estamos apaixonados, aumentamos nossa tendência a pensar em objetivos a longo prazo e aprimoramos nossa capacidade criativa.
O que a pesquisa não explica é o por quê de grande parte dos adolescentes no ensino médio ter grandes dificuldades em resolver problemas de matérias como física e matemática — apesar de os membros da faixa etária pensarem constantemente em sexo.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Assista à demolição de uma ponte de 480 metros[video]
(Fonte: Tecmundo)
Ao longo da história, a engenharia nos presenteou com obras incríveis. Há muitas pontes que representam exatamente isso, como é o caso da Fort Steuben Bridge. Infelizmente, chega um momento em que é mais seguro para todos que elas sejam demolidas. E foi isso que aconteceu com a Fort Steuben, que tinha 84 anos e ligava os estados de Ohio e West Virginia – sobre o rio Ohio. Foram utilizados quase 70 kg de explosivos para a demolição, que pode ser vista no vídeo acima.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Fantasia de Mola Maluca custa US$ 1 milhão (mas é fantástica mesmo assim)
![](http://ibxk.com.br/2011/12/materias/50102282822183519.jpg)
Você se lembra da Mola Maluca, o brinquedo em forma de mola que foi muito popular em meados da década de 80? Apesar de não trazer nada tecnológico, ela fez sucesso entre as meninas da época por conta de seu visual supercolorido e por criar efeitos interessantes de movimento. Pois agora você já pode ir a uma festa à fantasia vestido como uma.
Um usuário do eBay, um dos sites de comércio eletrônico mais populares do mundo, colocou o produto à venda. Porém, não se trata apenas uma roupa cheia de cores, mas de algo que vai resgatar a infância de muita gente.
![](http://ibxk.com.br/2011/12/materias/50102282822183536.jpg)
(Fonte da imagem: Divulgação)
Ficou interessado? Então saiba que será preciso investir uma pequena fortuna para conseguir essa “preciosidade”. Para elevar sua malemolência a um novo nível, é preciso desembolsar nada menos do que US$ 1 milhão — cerca de R$ 1,8 milhão no câmbio atual.
Sim, é caro, mas pode valer a pena caso você tenha muito dinheiro para gastar. Primeiro porque, segundo o vendedor, 10% desse valor será destinado à American Cancer Society.
Além disso, a fantasia de Mola Maluca faz uma espécie de mágica, deixando todo e qualquer gingado fenomenal.
Evolução dos HDs: Hitachi lança disco rígido ultrafino
(Fonte da imagem: Tecmundo/Divulgação/Hitachi)
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/29401228122134443.jpg)
(Fonte da imagem: Divulgação/Hitachi)
Os notebooks estão ficando cada vez mais finos e isso está fazendo com que os HDs percam espaço para os SSDs. Mas a Hitachi quer mudar um pouco essa história e está anunciando os novos Travelstar Z7K500, que utilizam a mesma tecnologia dos discos rígidos comuns, mas ocupando bem menos espaço físico nos computadores.
Com os HDs, a Hitachi pretende recuperar uma fatia do mercado que está quase perdida. Em nota oficial, a empresa anunciou que os discos rígidos podem ser instalados em qualquer ultrabook, oferecendo muito mais economia para os consumidores (visto que com 500GB, um HD torna-se muito mais barato que um SSD).
Hitachi Travelstar Z7K500
- Capacidade de armazenamento: 500 GB;
- Rotações por minuto: 7200;
- Tecnologia de transmissão de dados: SATA
- Taxa de transmissão: 6Gbps
- Cache: 32 MB;
- Tamanho: 2,5 polegadas;
- Espessura: 7 mm.
NASA descobre buraco negro com ventos de 32 bilhões de km/h
(Fonte da imagem: Tecmundo/Reprodução/NASA)
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/94809115522145213.jpg)
(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
Cerca de 28 mil anos-luz da Terra, encontra-se um dos buracos negros mais assustadores que os astrônomos da NASA já descobriram. Ele está no sistema binário IGR J17091 e gera ventos com velocidades de até 32.000.000 km/h. Isso significa que são quase 10 vezes mais rápidos do que os ventos de qualquer outro buraco negro já encontrado, alcançando 3% da velocidade da luz.
Um fato curioso: ao contrário do que se acredita sobre buracos negros, o do sistema IGR J17091 expele muito mais matéria do que absorve. Os cientistas acreditam que campos magnéticos nos discos do buraco negro sejam os responsáveis pela produção dos ventos. Sem dúvidas, ainda há muito o que ser descoberto sobre o buraco negro, que foi observado pelo Chandra X-ray Observatory da NASA.
Elevador espacial é real e fica pronto até 2050
(Fonte: Tecmundo/Daily Yomiuri Online)
Que tal visitar o espaço a bordo de um elevador? Pois se isso parece somente um sonho tirado das histórias de ficção, saiba que tem gente tratando o assunto com mais seriedade do que você imagina.
Isso porque os japoneses da Obayashi Corp anunciaram que pretendem construir tal elevador e tirar o projeto do papel. E os planos da empresa são bastante ambiciosos, pois eles pretendem tê-lo em funcionamento já em 2050, um prazo curto, principalmente se pararmos para pensar na grandeza do empreendimento.
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/9712516802214283.jpg)
Esboço do projeto deste elevador espacial (Fonte da imagem: Reprodução/Daily Yomiuri Online)
O elevador teria a capacidade de levar 30 passageiros em cada viagem até uma espécie de estação localizada a cerca de 36 mil quilômetros da Terra, distância que corresponde à um quarto da viagem daqui até a lua. Os carros viajariam até lá em uma velocidade média de 200 quilômetros por hora, o que tornaria a viagem um tanto longa: mais de uma semana em um elevador.
A construção da estrutura utilizaria materiais como nanotubos de carbono, que são 20 vezes mais fortes que o aço e seriam a matéria-prima dos cabos responsáveis por conduzir o elevador na comprida jornada.
O custo da empreitada ainda não foi anunciado, mas deve ser tão alto quanto a distância que a companhia pretende alcançar. Mas uma coisa não deixa nenhuma dúvida: se algo como isso se concretizar, não vão faltar pessoas para dar uma voltinha nesse elevador. Você não iria?
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Samsung foca em OLED e remodela área de produção de TVs
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/49704068320172639.jpg)
Reuters. Por Miyoung Kim e Hyunjoo Jin - A sul-coreana Samsung, a maior fabricante de televisores do mundo, está mudando seu foco relacionado à nova geração de tecnologia de telas OLED, e informou que vai transformar seu negócio de fabricação de telas planas de cristal líquido (LCD) em uma subsidiária.
As perspectivas para TVs de telas de cristal líquido diminuíram quando compradores em mercados desenvolvidos têm trocado suas volumosas TVs de tubo por telas planas, e a competição foi intensificada pelos fabricantes chineses de baixo custo.
Vendas anuais globais de TVs de LCD vão contrair em 8 por cento, para 92 bilhões de dólares, até 2015, segundo previsão da DisplaySearch, empresa de pesquisa da indústria. Ao mesmo tempo, o mercado de telas de OLED pode chegar a 20 bilhões de dólares até 2018, o que corresponde a 16 por cento do total do segmento, acima dos atuais 4 por cento.
A japonesa Sony aceitou sair de sua joint-venture de LCD com a Samsung em dezembro, enquanto a Sharp informou que poderia dividir sua produção de LCD entre janeiro e março em uma planta no oeste do Japão.
A divisão de LCD da Samsung registrou um prejuízo operacional de 750 bilhões de wons (666 milhões de dólares) no ano passado.
Mimosa X: smartphone da ZTE vem com Tegra 2 e Ice Cream Sandwich
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/56472190220183818.jpg)
A ZTE anunciou que lançará mais um aparelho durante o Mobile World Congress 2012, evento que acontece a partir de 27 de fevereiro em Barcelona, na Espanha. O Mimosa X chama atenção devido ao processador NVIDIA Tegra 2 que carrega em seu interior, além de funcionar com a mais recente versão do sistema operacional Android, a Ice Cream Sandwich 4.0.
Com tela de 4,3 polegadas e resolução de 960x540 pixels, o Mimosa X conta com câmera de 5 megapixels. Apesar do hardware robusto, o aparelho é voltado para o mercado de usuários de nível médio, contando com um preço mais baixo que os celulares de topo de linha.
Por enquanto, a ZTE não informou a data de lançamento ou valor do Mimosa X. Todas estas informações devem ser reveladas na MWC 2012, evento que terá cobertura completa pelo Tecmundo.
Rumor: iPhone 5 deve chegar em setembro
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/18432781621121746.jpg)
(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)
Um dos maiores nomes no segmento de smartphones, o iPhone é sempre notícia. Agora, com menos de um mês para o provável lançamento do iPad 3, rumores começam a apontar para a chegada do iPhone 5 entre os meses de setembro e outubro. As informações são do site Macotakara, que afirma ter fontes confiáveis nas fabricantes da Ásia.
Entre as informações liberadas pelo site japonês, poucas mostram algo realmente novo. O Macotakara disse que a Apple continua com seu projeto de lançar um novo aparelho por ano, mas isso não é exatamente uma novidade para os consumidores. Infelizmente não há dados sobre hardware ou novidades no design do iPhone, por enquanto.
Geração Apocalipse: por que o Windows 8 pode ser uma bomba
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/60727440917153820.jpg)
Estamos muito próximos de conhecer o Windows 8 Consumer Preview – versão que seria um Beta da mais recente plataforma. Com a disponibilização dessa edição, que deve aparecer na MWC 2012, ficaremos a um passo de conferir aquilo que realmente o Windows 8 tem a oferecer.
Rumores sobre essa nova versão não faltam – você, que acompanha o Tecmundo, deve ter percebido isso com as inúmeras notícias que publicamos. Mas será que o novo sistema operacional da empresa de Redmond vai atender às nossas expectativas? Ou ele não passará de mais uma “bomba” da Microsoft?
Os recursos inovadores prometidos formam uma longa lista. Contudo, tantas novidades podem pesar tanto para o lado positivo como para o negativo. Mudar demais, às vezes, pode causar estranheza e assustar as pessoas. Além disso, existe uma “lenda virtual” de que os SOs da Microsoft alternam entre edições boas e ruins.
Por esses e outros motivos, os quais nós resolvemos debater neste artigo de maneira mais bem-humorada, muitos entusiastas de tecnologia, defensores dos pinguins e comedores de maçã dão como certo o fracasso do Windows 8.
Um bom, outro ruim
Se você é um usuário de computador mais experiente e usa o Windows há muitos anos, já deve ter ouvido falar em uma velha história de que as versões dessa plataforma intercalam sistemas bons e ruins. Assim, se a edição passada obteve sucesso e conquistou o público, a próxima é garantia de decepção.
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/6072744091716135.jpg)
Embora isso seja encarado por muitos apenas como uma lenda, o histórico de lançamentos do SO está aí para reforçar esse “mito”. O Windows 98 surgiu como um sistema realmente inovador para a época e dominou o mercado. O Windows 2000 veio em seguida, mas não agradou tanto como seu antecessor.
Essa variação de qualidade fica mais evidente nas edições mais recentes. O próprio site da Microsoft, antes do anúncio da descontinuação do Windows XP, promovia páginas que incentivavam as pessoas a trocarem o XP pelo Windows 7 – jogando o Vista para escanteio sem qualquer remorso.
Se essa sina continuar, podemos esperar um fracasso do Windows 8, já que a versão anterior tem alcançado números expressivos de usuários e ótimas críticas. Tendo como base tal fato, supersticiosos, videntes e palpiteiros de plantão têm certeza que a nova plataforma irá entrar pelo cano.
Novidades demais?
Pelo o que temos acompanhado na mídia, entre rumores e informativos oficiais, a lista de novidades do Windows 8 é grande – são no mínimo 17 recursos novos ou reformulados relevantes. Entre eles, os que mais ganharam destaque foram a interface Metro, o Painel de Controle, o Gerenciador de Tarefas, a aparência do Windows Explorer e a Windows Store.
A diferença nas interfaces do Windows 7 e Windows 8. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Sem dúvida, a parte que mais chama atenção nisso tudo é a renovação das interfaces do próprio sistema e do seu gerenciador de arquivos. Embora tenha resquícios do visual do Windows 7 em um de seus modos de uso, a mudança na aparência da nova seção da plataforma é drástica.
Por exemplo, o relato de que o botão Iniciar deixará de existir espantou muita gente. E não é por menos: com tantas alterações na sua interface, é bem possível que você se sinta mais perdido que cego em tiroteio ao ligar o Windows 8 pela primeira vez.
Outra notícia que gerou uma indignação generalizada foi a possibilidade da mais recente edição do SO não oferecer suporte para a personalização da Área de trabalho. Se isso se confirmar, você pode pegar todo o seu acervo de wallpapers, temas e protetores de tela e pressionar a tecla “Delete”.
O Internet Explorer 10 é outro recurso que causou estranheza para muitas pessoas. A forma de navegar com ele pode ser incômoda em um primeiro contato – apesar de ter sido desenvolvida para proporcionar uma experiência mais prática e imersiva. Confira aqui o que achamos do novo IE.
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/60727440917154944.jpg)
Não devemos esquecer que há algo ainda mais obscuro entre as ferramentas do Windows 8: a Microsoft poderá controlar todos os programas do seu PC remotamente. A empresa afirma que o mecanismo visa travar ações maliciosas ou softwares com falhas baixados da Windows Store, mas a hipótese mais aceita entre os populares é que os Illuminati estão infiltrados em Redmond.
Focado em telas sensíveis ao toque
A Microsoft deixou claro há muito tempo que um dos focos de desenvolvimento do Windows 8 são os aparelhos com telas sensíveis ao toque. Se levarmos em consideração que a empresa já possui um SO específico para smartphones, podemos concluir, sem muito esforço, que a ideia é usar a nova plataforma nos tablets – o novo aparelho “queridinho” do mercado.
Essa deliberada intenção da empresa em atingir uma fatia de mercado em ascensão faz com que alguns consultores acreditem que a nova plataforma seja irrelevante para computadores. De acordo com o relatório da IDC, o Windows 8 busca oferecer “o melhor de dois mundos”, sendo adequado tanto para PCs como para dispositivos portáteis.
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/60727440917155035.jpg)
Nessa tentativa de agradar a gregos e troianos, a Microsoft transformou o Windows 8 em um bom produto para tablets, mas ruim para computadores. Em meio a toda essa discussão, uma coisa é certa: você pode ir preparando o seu bolso, pois tablets com Windows 8 serão uma facada na sua carteira.
As especulações apontam preços que vão de US$ 599 (R$ 1.140) a US$ 899 (R$ 1.700), o que tornaria esses dispositivos mais caros que o iPad 2 – que custa a partir de US$ 499 (R$ 950) nos Estados Unidos.
Mais sobre o Windows 8
Como você deve ter percebido, este texto abordou as dúvidas e as desconfianças sobre o Windows 8 de uma maneira mais extrovertida. Brincadeiras à parte, não podemos sacramentar a ineficiência de um sistema sem ele ser finalizado. Você pode ter uma prévia do que poderá encontrar na nova edição da plataforma por meio doWindows 8 Developer Preview.
Clique aqui para saber as nossas primeiras impressões sobre essa versão antecipada e aqui para descobrir como é passar uma semana usando apenas ela. Caso você queira ficar mais por dentro das notícias sobre o futuro SO da Microsoft, confira os artigos abaixo:
- 8 recursos que podem garantir o sucesso do Windows 8
- Windows Store: conheça mais detalhes
- Windows 8 vai contar com melhorias na conectividade 3G, 4G e Wi-Fi
- Windows 8 vai guardar seus dados mesmo se o disco apresentar problemas
- Mensagem da Microsoft levanta ainda mais dúvidas sobre tablets com Windows 8
- 9 motivos por que você vai querer um tablet com Windows 8
.....
Quais são as suas expectativas para o Windows 8? Você acha que a nova versão do sistema operacional corresponderá às nossas necessidades? Essa edição conseguirá quebrar a lenda em torno de plataformas boas e ruins que rondam os produtos da Microsoft? Participe deixando seu comentário.
domingo, 19 de fevereiro de 2012
Vídeo games podem melhorar sua visão
(Fonte: Tecmundo)
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/46849434319114235.jpg)
Esqueça tudo o que já disseram até hoje sobre a relação entre video games e problemas de visão. Segundo pesquisadores da Universidade McMaster (Canadá), os jogos eletrônicos podem fazer com que as doenças que afetam os olhos sejam amenizadas. Em testes com seis pessoas com catarata, cinco deles tiveram melhorias no reconhecimento de rostos e respostas a objetos após 40 horas de Medal of Honor (no período de um mês).
Conforme publicado pela AFP, os cientistas afirmam que há razões claras para os avanços no tratamento deles. Os video games estimulam muito os jogadores, que acabam liberando adrenalina e dopamina (o que é essencial para a ativação do cérebro e, consequentemente, dos olhos). O próximo passo agora é criar um game inédito, que estimule tanto quanto Medal of Honor, mas que seja menos violento.
5 descobertas que desafiaram as leis da química
(Fonte: Tecmundo/NewScientist)
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/6370413301515525.jpg)
(Fonte da imagem: NewScientist)
Um dos aspectos mais interessantes da ciência é o fato de que ela é constituída pela incerteza. Tudo aquilo que é considerado uma lei da natureza só permanece como tal enquanto não houver evidências que provem sua ineficácia.
Interpretar o mundo dessa maneira permite que o meio científico realmente avance e, assim, esclareça vários dos mistérios da existência. Afinal, se considerássemos tudo o que sabemos como certo e infalível, de nada adiantaria fazer perguntas que nos levam a novos mistérios e soluções.
Neste artigo, reunimos exemplos de cinco experiências químicas que, embora parecessem impossíveis em um primeiro momento, podem ocorrer quando as condições ideias são alcançadas. Tais descobertas são só alguns exemplos de que vale a pena duvidar de ideais estabelecidas, mesmo que muitas vezes isso não agrade a opinião geral.
Gases nobres reagem com outros elementos
Uma das poucas lembranças conservadas por quem teve aulas de química no ensino médio, mas nunca se interessou muito pelo assunto, é que os gases nobres são os únicos elementos da tabela periódica que nunca reagem com outros. Isso se deve à teoria clássica das ligações químicas, que explica que reações deixam de acontecer a partir do momento em que a camada exterior dos elétrons de uma substância é preenchida.
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/6370413301515554.jpg)
(Fonte da imagem: NewScientist)
Essa impossibilidade foi desmentida pelo químico britânico Neil Bartlett, da University of British Columbia, em Vancouver. Em 1961, ele observou que o hexafluoreto de prata (PtF6) era capaz de roubar elétrons do oxigênio, elemento que normalmente provoca a reação contrária — característica que inclusive originou o termo oxidação.
Ao analisar o potencial de ionização (quantidade de energia necessária para mover um elétron) do oxigênio, Batlett percebeu que ele era muito semelhante ao do xenônio, um gás nobre. Como todo bom cientista, ele decidiu misturá-lo ao hexafluoreto de prata: o resultado foi o hexafluoroplatinato de xenônio, XePtF6.
Desde então, diversas reações químicas foram realizadas usando elementos como o criptônio, algumas delas explosivamente instáveis. Situações do tipo mostram que, além de não conhecermos os gases nobres tão bem quanto imaginamos, não é recomendado acreditar em tudo que você ouve na escola.
Existem ligações entre mais de dois elementos
Outra coisa que aprendemos na escola é que o modelo clássico da química só admite reações entre dois elementos, sem que haja espaço para qualquer intruso na história. Essa teoria passou a ser questionada já na década de 1940, por pesquisadores que tentavam explicar certas reações ocorridas em moléculas orgânicas que envolviam a troca de cargas negativas entre grupos pendentes.
Caso uma dessas cargas se perdesse, o fato resultaria na criação de algo conhecido como “carbocátion”, um íon contendo um átomo de carbono com carga positiva. As leis estabelecidas até então diziam que os demais grupos pendentes deveriam se ligar à nova molécula, processo que nem sempre acontecia.
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/637041330151692.jpg)
Para explicar a situação, alguns cientistas formularam a tese de que a carga positiva estava formando uma matriz triangular com três átomos de carbono. Essa estrutura não só possibilitava que os grupos pendentes se ligassem a vários locais diferentes, como também permitia que um dos átomos de carbono fizesse cinco ligações, em vez das quatro tradicionais.
Essa tese só pôde ser provada décadas depois, pelo cientista húngaro George Olah, que utilizou espectroscopia nuclear magnética para isolar um carbocátion — feito até então considerado impossível, devido à sua instabilidade. O trabalho não só provou que existem ligações entre três elementos, como rendeu ao pesquisador o prêmio Nobel de química em 1994.
Reações espontâneas podem acontecer em dois sentidos
A Segunda Lei da Termodinâmica afirma que toda espécie de mudança ocorrida no universo é acompanhada pelo aumento da entropia — ou seja, a desordem da existência aumenta constantemente. Assim, todas as reações químicas só trabalhariam em um único sentido, sem a possibilidade de uma volta a seu estado original.
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/63704133015155752.jpg)
(Fonte da imagem: NewScientist)
A descoberta do cientista russo Boris Belousov mostrou que isso não era necessariamente verdade. Usando um coquetel de elementos químicos semelhantes à glicose, ele criou uma mistura que alternava entre o amarelo e o incolor de maneira constante — sinal de que a reação estava acontecendo em ambos os sentidos.
Tais oscilações são explicadas pelos compostos intermediários gerados durante o processo, capazes de acelerar suas próprias produções. Combinados a outras misturas capazes de gerar um ciclo que restaurava os componentes usados a seus estados originais, esses agentes explicam os motivos pelos quais o processo acontecia nos dois sentidos.
Eventualmente, os elementos químicos se estabilizavam conforme os compostos intermediários eram consumidos, provando que a situação só ocorre durante reações instáveis. Os fãs da Segunda Lei da Termodinâmica não precisam se preocupar — como ela só abrange reações estáveis, a descoberta não foi capaz de desacreditá-la.
Reações químicas podem acontecer em ambientes frios
A maioria das reações químicas depende de um processo que forma moléculas intermediárias com grande energia que se rearranjam em produtos com menor vigor energético. Para que isso ocorra, geralmente é preciso existir alguma espécie de aquecimento, o que impediria que houvesse qualquer espécie de combinação de elementos no espaço.
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/6370413301516744.jpg)
Na década de 1970, o químico soviético Vitali Goldanski contestou essa afirmação, provando que certas moléculas envolvidas em reações de polimerização continuavam reagindo mesmo em ambientes com temperaturas próximas a 4 Kelvin (-269° C). O cientista sugeriu que isso acontecia devido a um processo quântico denominado Efeito Túnel, que consiste em uma partícula atravessando uma região em que a energia potencial é maior do que a sua energia total.
Goldanski afirma que é isso que possibilita a ocorrência de reações químicas no espaço, talvez sendo até mesmo o responsável pela formação de moléculas construtoras da vida em grãos interestelares, a partir de ingredientes como cianeto, amônia e água. Mera curiosidade na época de seu descobrimento, o Efeito Túnel é uma das teorias mais bem estabelecidas da química atual.
Simetrias impossíveis
Quando o químico israelita Dan Shechtman afirmou ter descoberto uma forma quasicristalina de simetria atômica em certos sólidos, ele provocou reações bastante contrárias no meio científico. Um de seus principais opositores foi Linus Pauling, cientista famoso por ter chegado próximo de descobrir a estrutura do DNA (ele havia apostado em um formato de três hélices, em vez das duas realmente existentes).
A reação foi tão negativa que ele se viu impedido de continuar suas pesquisas, passando por sérias dificuldades para divulgar seu trabalho. A recompensa veio em 2011, ano em que o pesquisador recebeu um prêmio Nobel por seu trabalho.
![](http://ibxk.com.br/2012/2/materias/6370413301516827.jpg)
(Fonte da imagem: NewScientist)
A descoberta ocorreu enquanto Shechtman atirava raios de elétrons em ligas metálicas e conferia os padrões resultantes de suas reflexões, o que permitia a ele conferir a forma como os átomos que constituíam os materiais se agrupavam. Entre os resultados, estava uma forma com simetria semelhante a um pentágono, cujos padrões nunca se repetiam de forma exata.
Várias outras ligas quasicristalinas foram descobertas desde então, tanto em polímeros quanto em pedaços de meteoros. Atualmente, há pesquisas que afirmam que até mesmo a água adquire essa característica quando confinada a fendas com espessura extremamente reduzida.
Assinar:
Postagens (Atom)