Empresa Sisvel International, cujo ramo de trabalho é o de compra e venda de patentes, adquiriu diversas licenças de tecnologias desenvolvidas pela Nokia para celulares.
A Nokia, gigante finlandesa dos telefones e que possui mais de 30 mil patentes nesse ramo, acaba de vender aproximadamente 450 das suas licenças para a empresa italiana Sisvel International.
Você talvez nunca tenha ouvido falar dessa empresa, mas a Sisvel trabalha justamente com a compra e licenciamento de patentes (basta notar o slogan da companhia: “Nós protegemos ideias.”). O objetivo deles é o de centralizar o conhecimento de diversas áreas e então tratar do licenciamento das tecnologias, bem como levar a júri aqueles que não respeitarem os devidos direitos autorais.
De acordo com a Nokia, das patentes vendidas, 350 são essenciais para a tecnologia GSM.
Isso torna o processo curioso, pois durante o segundo semestre de 2011, a página Wireless Week reportou que a gigante filandesa lucrou US$ 640 milhões somente com o licenciamento das suas patentes para terceiros. Os valores da atual venda não foram informados, mas é de se perguntar se o valor coletado agora no curto prazo será maior do que poderia ser arrecadado com o contínuo processo de licenciamento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário